segunda-feira, 27 de outubro de 2008

SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Com brincadeiras simples e originais, você consegue manter as crianças entretidas o mês inteiro. Reunimos algumas sugestões, talvez você reconheça algumas.
As atividades são simples, mas não dispensam a presença de um adulto. E o que é melhor: a maioria permite adaptações de acordo com a idade e o temperamento.


1)Dança dos Círculos:



Recorte círculos ou quadrados de cartolina colorida e fixe as figuras no chão com fita crepe. Calcule um circulo a menos do total de participantes.

As crianças correm ao redor dos círculos e, quando a musica parar, tentam sentar – falta um lugar, um participante cai fora a cada rodada.

Essa brincadeira é parecida com a da cadeira e desenvolve a coordenação, o ritmo, a concentração e a agilidade.






2)Massinha :



Modelar exercita a musculatura das mãos e a coordenação motora fina.



Esta receita é muito fácil e não representa risco para as crianças, que põem tudo na boca.



Receita da Massinha:



Numa tigela, junte uma xícara de sal refinado com a mesma medida de farinha de trigo.

Acrescente água aos poucos e vá amassando até que a mistura fique homogênea, sem grudar nas mãos- você pode tingi-la com suco artificial em pó. Dura três dias, guardada na geladeira em saco plástico.











3)Boca de forno:



As crianças se reúnem e escolhem um mestre.

A brincadeira acontece a partir da cantiga:

Boca -de- forno. Forno.Dareis um bolo. Bolo. Fareis tudo o que o mestre mandar? Faremos tudo com muito gosto!”.( Qualquer coisa é solicitada.) “Quero que me tragam uma folha de arvore! Agora quero que imitem um saci! Agora devem apresentar um pedrinha bem redondinha!



Após varias tarefas, as crianças escolhem outro mestre para reiniciar o jogo.

Dependendo das solicitações do mestre, pode se observar um arsenal de questões cognitivas desafiadoras para a criança, exercitando varias classes como formas, texturas, peso e tamanho, o que leva os participantes ao exercício de classificação e seriação.Nesse processo de coleta de objetos, além de necessitar da capacidade visual infantil, principalmente ao destacar a figura do fundo, a criança tem de agir com velocidade, pois o primeiro participante a chegar, desde que atenda ao que foi pedido, receberá um ponto.





4)Amarelinha:


Neste jogo tradicionalmente brincado sobre um gráfico rabiscado no chão, constituído por dez quadrados( “casas”), as crianças tentam atingir o “céu”.
Com o lançamento de uma pedrinha, elas vão ultrapassando cada quadrado( os quadrados constituem as “casas”) através de saltito, alternando o pé de impulsão.
Devem, inicialmente, lançar a pedra na casa 1, pulando as demais.No retorno , pegam a pedra novamente e reiniciam o jogo, lançando a na casa 2. Se a criança errar o salto pisar na linha ou errar o local de lançamento da pedra, perderá a vez.
Vencerá quem chegar primeiro ao “céu


JOGO DO PAR OU ÍMPAR


REGRAS DO JOGO

Eu vou escrever um número e você vai escrever outro — qualquer número que você quiser.

Se você escrever um número par a soma do meu número e do seu número terá que ser par para você ganhar...

Se você escrever um número impar a soma do meu número e do seu número terá que ser impar para você ganhar. Entendeu!

Exemplo: o meu número é 2... e o seu é 5... e a soma é 7. O seu número é impar e o resultado deu impar. Você ganhou! Só que eu vou dizer quando você vai ganhar ou perder! Duvida?

!01) O meu número é 2... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!

02) O meu número é 5... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!

03) O meu número é 4... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!

04) O meu número é 8... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!

05) O meu número é 10... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!

06) O meu número é 11... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!

07) O meu número é 12... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!

08) O meu número é 9... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!

09) O meu número é 1... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!

10) O meu número é 15... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu! Vamos desempatar?

11) O número é 7... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu

!Obrigado por brincar comigo!

Nenhum comentário: